Comer carne vermelha causa câncer?
- Luana Casari

- 19 de abr. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 1 de nov. de 2021

Uma dúvida frequente dos pacientes é se comer carne vermelha causa câncer. Por esse motivo, aproveito o post para esclarecer um pouco a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o assunto.
A OMS publicou é que há evidência definitiva de que as carnes processadas causam câncer de intestino, ou seja, que pessoas que comem mais desse tipo de carne têm maior risco de desenvolver câncer de intestino quando comparadas com pessoas que comem menos desse tipo de alimento. Quanto a carne vermelha, há evidência em estudos com animais e in vitro mostrando um aumento do risco, mas os estudos em humanos têm resultados inconclusivos quanto ao tema.
Até o momento, 3 substâncias estão relacionadas ao aumento do risco de câncer, especialmente de intestino.
heme , um pigmento vermelho presente principalmente na carne vermelha;
nitratos and nitritos presentes na carne processada;
aminas heterocíclicas e aminas policíclicas que são produzidas pela carne quando cozida em altas temperaturas.
Também é importante frisar que o risco de câncer por esses tipos de carne não é o mesmo que o risco causada pelo cigarro. O risco de se desenvolver câncer pelo tabagismo é bem mais alto do que o risco pela ingesta de carne vermelha ou processada.
Isso não significa que não devemos comer esses tipos de carne, mas que devemos ter um consumo baixo das mesmas, ingerindo no máximo 70g ao dia. Devemos dar preferência a outros tipos de carnes, como as de frango e peixe.
Abaixo um link interessante que mostra um pouco mais sobre as porções de carne vermelha/processada e as diferenças nos riscos de se desenvolver câncer pelo tabagismo e pelo consumo das carnes que mencionei acima.







Comentários